Notícias
Novidades, artigos, curiosidades e notas que gostamos de partilharBiogeographical Process – Primeira Newsletter de 2018
A primeira Newsletter de 2018 relativa ao Biogeographical Process já está disponível. Está com um novo look e apresenta informação sobre os seminários e workshops que estão programados para breve e a nova equipa. Podem consultar e subescrever esta Newsletter aqui:...
Mãe d’água integra o consórcio “Support for the Natura 2000 Biogeographical Process”
A Mãe d’água, Lda. integra o consórcio que ganhou o concurso de assistência técnica à Comissão Europeia designado por “Support for the Natura 2000 Biogeographical Process” (contrato nº 07.020/2017/768039/SER/ENV.D3). O consórcio é liderado pela Stichting Wageningen...
Memórias do peixe-sonho
No Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (ICNB, 2005) o esturjão Acipenser sturio é considerado como Regionalmente Extinto. No Douro resta a memória de relatos da existência de peixes-solhos, ou peixes-sonhos que eram “maiores que barcas”. Mitos e fantasias populares? Talvez não tanto. Lançámos as redes ao peixe- solho, vejam o que apanhámos.
Em redor dos olivais (II)
No final da época de apanha da azeitona, tempo ainda para refletirmos sobre as alterações recentes na olivicultura e os seus efeitos sobre as comunidades de aves.
A utilização de câmaras fotográficas automáticas em Angola para detectar a presença de mamíferos…
A utilização de câmaras fotográficas automáticas em trabalhos efectuados Angola permitiu confirmar a presença de 14 espécies de mamíferos em apenas uma semana…
Ao redor dos olivais (I)
Nesta altura, pelos olivais, colhem-se as azeitonas. Mas quando falamos em olivais podemos estar a falar de coisas muito diferentes. Veja a nossa primeira reflexão sobre o tema…
Morcegos encontraram abrigo nos viadutos do antigo IP4 em Trás-os-Montes!
Em Portugal, foi apenas durante o primeiro ano do Programa de Monitorização da Auto-estrada da Concessão Transmontana que se detectou uma colónia de morcegos de grandes dimensões no viaduto sobre o Rio Tinhela!
Captura de aves em Angola
Captura de aves em Malange, Angola. Ficam aqui algumas fotos para deleite dos ornitólogos…
A distribuição de aves num gradiente de altitude e as alterações climáticas – o caso dos passeriformes na Serra da Estrela
Dados recolhidos no âmbito de recenseamentos de aves na Serra da Estrela que poderão ser utilizados para identificar e caracterizar os efeitos das alterações climáticas.
Muros e património(s)
A existência de muros é tão comum – e tão aparentemente banal – que não se dá por eles, estão simplesmente lá. Porém eles ilustram a litologia, albergam comunidades da fauna e da flora, são elementos enriquecedores da paisagem, os saberes ligados à sua construção constituem um importante património imaterial, e actuam também como barreiras contra o fogo. Motivos mais do que suficientes para que sejam vistos com mais atenção!
O milho já espreita nos espigueiros…
Um pouco por todo o Noroeste e pelo Alto-Portugal o milho já está recolhido nos espigueiros; saiba mais sobre estas construções tão características e a “revolução do milho” que esteve na sua origem.
Conferência final da Acção COST ENRAM (“European Network for the Radar surveillance of Animal Movement”) – ES 1305
A Mãe d’água esteve presente na conferência final da acção COST / “European Network for the Radar surveillance of Animal Movement” – ENRAM.
Um mapa, muitas questões…
Um documento de 1938, ano da publicação da lei do Povoamento Florestal, que nos leva a pensar que tudo poderia ter sido diferente e que talvez agora tivéssemos outra realidade na nossa floresta…
Camarinhas, camarinheiras…
Há camarinhas! Setembro é o mês das camarinhas.
Trazemos alguns temas ao redor desta planta das dunas…
Perdemos-lhe o rasto…
Seguimos o rasto do urso-pardo em Portugal, as marcas são ténues, a pista é curta e está muito apagada…
Os primeiros já chegaram!
Os primeiros já chegaram!
São conhecidos por tralhões, taralhões, piscos-d’asa-branca, ou mais eruditamente por papa-moscas-pretos…
10 anos do NMSFF – Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz
A Mãe d’água e o Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz.
Passados 10 anos – e alguns milhares de visitantes – estamos todos de parabéns!
Recenseamento da população de gaivota-de-patas-amarelas nidificante em Lisboa
No âmbito de trabalhos em curso para a ANA – Aeroporto de Lisboa, a Mãe d’água realizou este ano um recenseamento da população de gaivota-de-patas-amarelas nidificante em Lisboa…