Apresentações
Disfunções das paisagens – quatro temas e um exemplo
Organizado pela FHUP, FAUP e Universidade do Minho (Novembro 2013) centrou-se bastante no tema da “Paisagem”, sob o lema “Pare, Escute e Olhe”. A Mãe d’água participou com a apresentação “Disfunções das Paisagens – quatro temas e um exemplo”
Compensation measures at Amareleja solar power station
A construção da Central Solar da Amareleja implicou a afectação directa de 280 ha de pastagens de sequeiro com azinhal disperso, parte dos quais inseridos numa Zona de Protecção Especial da Rede Natura 2000 (ZPE Mourão-Barrancos), facto que determinou a exigência do estabelecimento de uma série de medidas de minimização especialmente desenhadas para a população de alcaravão. A Mãe d´água iniciou estes trabalhos em 2008 com, entre outras medidas, a sementeira de prados, a gestão da vegetação herbácea por pastoreio de ovinos e o aumento da população de coelho-bravo. Praticamente 10 anos após o estabelecimento destas medidas podemos afirmar que as mesmas foram bem-sucedidas, a população de alcaravão da zona voltou aos efectivos anteriores à construção da central! Veja o âmbito da nossa intervenção neste poster.
Diurnal local bird movements in the area of the new Lisbon Airport
Para o estudo dos movimentos diurnos das aves na área do novo aeroporto de Lisboa na Ota e respectiva avaliação do risco de colisão foram efectuados censos entre Maio de 2001 e Maio de 2002. O método utilizado foi o panorama-scan num total de 6 pontos de amostragem que permitiram a cobertura visual da área do aeroporto e uma envolvente até cerca de 1000m. Os dados foram analisados de forma a detectar padrões nos movimentos locais observados. Os resultados permitiram identificar períodos críticos em termos de risco de colisão, em especial durante a migração e a meio do dia.
Este trabalho foi realizado sob o contrato com NAER, S.A., a empresa responsável pelo desenvolvimento do Novo Aeroporto de Lisboa.
Posters
Bats adapting to man-made structures The case of the “Concessão Transmontana” Highway bridges
Os morcegos estão entre os grupos de espécies mais ameaçadas. Tradicionalmente, os morcegos abrigam-se em estruturas naturais como árvores velhas e grutas mas o uso de estruturas humanas tem aumentado. As pontes, em particular, podem ser utilizadas como abrigo pelos morcegos dependendo do tipo de estrutura e das características do habitat envolvente. Em alguns países a utilização deste tipo de estruturas é conhecida há mais de 30 anos. Em Portugal, foi apenas durante o primeiro ano do Programa de Monitorização da Auto-estrada da Concessão Transmontana que se detectou uma colónia de maternidade de grandes dimensões no viaduto sobre o Rio Tinhela.
Satellite tracking of Little Bustard (Tetrax tetrax) at the Alqueva/Brovales High Power Line
A necessidade de conhecer o efeito de exclusão, ou barreira, eventualmente induzido por esta linha, sobre a população de sisões da área da ZPE Moura / Mourão / Barrancos, cruzada pela mesma, determinou um programa de seguimento de machos desta espécie via satélite. Para tanto houve que capturar as aves e colocar o equipamento de seguimento por satélite. Veja os métodos e os resultados…
Monitorização da Avifauna da Linha Alqueva - Brovales, a 400 kV
O Programa de Monitorização da linha Alqueva-Brovales teve início em Janeiro de 2005 e conclusão em Julho de 2010, inclui a concretização de um programa de acções através do qual se pretende aferir a magnitude e significado biológico dos impactes produzidos na avifauna e a eficácia das diversas medidas de minimização de impactes negativos preconizadas no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e na Declaração de Impacte Ambiental (DIA).
Artigos
Armazéns de sal do Salgado da Figueira da Foz (Portugal)
Os armazéns de sal da Figueira da Foz são um extraordinário exemplo de uma arquitectura “funcional”, perfeitamente adaptada ao meio em que se encontram inseridos e, por isso mesmo, também com uma perfeita integração na paisagem.
Existem cerca de 250 destas edificações, muitas já adulteradas, outras em muito mau estado de conservação.
O artigo que publicámos no “El Alfolí” em colaboração com a Divisão de Cultura da CMFF e o Laboratório MareFoz, fez uma caraterização sumária da tipologia construtiva e um levantamento da totalidade das edificações, bem como uma série de indicações para a sua salvaguarda. Esperamos que seja um contributo para a conservação deste importante património.
A Figueira da Foz e a história feminina do sal
El Alfolí é a revista do IPAISAL (Instituto das Paisagens do Sal), veja neste número um pequeno artigo acerca da “história das mulheres e do sal”.
A avifauna aquática das salinas estuarinas da Ria de Aveiro e da Foz do Rio Mondego
O Projecto INTERREG ECOSAL Atlantis teve uma importante componente ligada à biodiversidade. Este artigo aborda o ciclo anual das populações de aves em duas salinas, uma em Aveiro, outra na Figueira da Foz. A primeira autora (Tamira Cruz) fez o seu estágio de licenciatura em Biologia (UAveiro) sob a orientação da Mãe d’água.
Roteiros
Alvoco da Serra - Roteiro da Freguesia, Caminhos pela História e pela Natureza
Uma pequena aldeia da montanha, na sombra da maior serra de Portugal. Um local esquecido, com um pequeno e grande património desconhecido…
Newsletters
ECOSAL Atlantis
A Mãe d´água, enquanto entidade coordenadora nacional para o INTERREG ECOSAL Atlantis, teve a seu cargo parte dos conteúdos dos números da newsletter trimestral do projecto. Em cada número surgiu um “personagem” relacionado com o sítio ou o tema abordado nesse número. Pessoas, animais e objectos foram assim transformados nesses personagens…