Áreas de trabalho

Património natural

Sob este título agrupa-se um leque alargado de estudos de natureza muito diversificada. Sejam estudos integrados em projectos de investigação, estudos de sítio em fases iniciais de projectos e de processos de decisão ou estudos relativos ao desenvolvimento de Planos de diferentes tipologias.

Projectos de investigação

Neste âmbito a nossa experiência inclui a contribuição em projectos de investigação de âmbito nacional e internacional, assegurando a componente relativa aos recenseamentos de aves.

Para além destes projectos a Mãe d’água tem ainda realizado trabalhos em colaboração com outras Universidades como por exemplo a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Universidade de Aveiro.

Projecto em destaque:

BIOASSESS – Biodiversity Assessment. Projecto financiado pela EU.

Colaboração com a Universidade Nova de Lisboa – Censos de aves na Mata Nacional de Leiria, para a Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia

Estudos de Sítio

Neste âmbito realizamos estudos de caracterização de sítios que permitam a elaboração de projectos adequados às características do local e que minimizam as afectações dos valores naturais presentes. Desenvolvemos estudos de comparação de localizações que permitam uma decisão informada sobre qual a localização menos impactante. Realizamos estudos que permitem identificar e caracterizar os riscos para a navegação aérea em zonas aeroportuárias. Fornecemos informação de base no desenvolvimento de Planos Estratégicos.

A nossa experiência inclui a realização de trabalhos em diferentes domínios, nomeadamente; Agrícola (projectos de investimento), Energia (produção), Transportes (ferrovias, estradas e aeroportos), Turismo (Empreendimentos com golfe). No caso particular dos aeroportos a nossa actividade inclui a realização de estudos detalhados no Aeroporto de Lisboa e na periferia do Aeroporto de Faro bem como a realização de estudos prévios de duas das localizações alternativas para o Novo Aeroporto de Lisboa – Ota e Alcochete. Estes estudos incluíram a caracterização das espécies envolvidas em birdstrikes bem como dos factores que as atraem para a zona aeroportuária o que permitiu definir medidas de gestão que contribuam para a minimização do risco de colisão.

Também neste caso para a execução destas tarefas utilizamos todo o equipamento necessário e adequado, nomeadamente equipamento de visão nocturna para a realização de recenseamentos nocturnos, armadilhas passivas e activas para captura de insectos, equipamento de seguimento de animais – radio-transmissores e data-loggers, etc.

Projectos em destaque:

Programa de inovação e desenvolvimento empresarial / modernização e capacitação de empresas – Aviso nº 08/Acção 111/2012 – Produção primária de produtos agrícolas – Candidatura de Ronquilha e Roças, Sociedade Agrícola – Nota Técnica relativa à interacção entre o projecto de investimento e a população de abetarda, para Ronquilha & Roças, Soc. Agrícola

Identificação de áreas exteriores ao Aeroporto de Lisboa que constituem pontos de concentração e dispersão para espécies que utilizam ou cruzam regularmente o Aeroporto e o espaço aéreo circundante, para ANA, SA.

Estudo para a avaliação da situação dos pombais na periferia e a diminuição da disponibilidade alimentar na zona das pistas do Aeroporto de Lisboa, para ANA, SA.

Recenseamentos dirigidos a andorinhas e andorinhões presentes no Aeroporto de Lisboa (caracterização e propostas de gestão para a redução dos birdstrikes), para ANA, SA.

Estudo de caracterização dos factores ecológicos do Aeroporto de Lisboa (Portela-Humberto Delgado) atractivos para a fauna, para ANA, SA.

Ordenamento do território

No campo do ordenamento a nossa experiência inclui a contribuição na elaboração de Planos de diferentes níveis (Planos Directores Municipais, Planos de Ordenamento, Planos de Pormenor, etc.) sobretudo em situações em que parte do território está integrado em Áreas da Rede Natura 2000.

É nestes casos que as questões relativas ao património natural se tornam mais importantes no contexto dos processo de ordenamento, nomeadamente dada a necessidade de adequar os Planos à legislação em vigor, integrando as recomendações do Plano Sectorial da Rede Natura 2000 nos Planos Directores Municipais, garantindo que os valores protegidos no âmbito da Rede Natura 2000 não são afectados negativamente pelos Planos e sugerindo intervenções que favoreçam a preservação das espécies e habitats abrangidos pelos Planos.

Projectos em destaque:

Parque Urbano da Várzea (Setúbal) – Caracterização da Fauna, Flora e Vegetação, para ACB Arqtª Paisagista

Plano Director Municipal de Alandroal e respectiva AAE, para DHV/RR Planning

Plano Director Municipal de Aljustrel e respectiva AAE – Biodiversidade e Conservação da Natureza, para DHV

Plano Director Municipal de Campo Maior e respectiva AAE – Biodiversidade e Conservação da Natureza, para DHV/RR Planning

Elaboração dos estudos da evolução e da dinâmica costeira e estuarina, de mobilidade e navegabilidade na laguna e de reforço das margens pela recuperação de diques e motas com vista à prevenção de riscos – Identificação dos aspectos sensíveis em termos ambientais a serem preservados associados às diferentes intervenções, em todas as localizações definidas como prioritárias (Avifauna, Flora e Vegetação), para ArqPais/Polis Litoral

Projectos com financiamento comunitário

Participámos em diversos projectos de cooperação no espaço comunitário dando apoio à participação de clientes institucionais ao nível da gestão dos projectos e da produção de conteúdos, nomeadamente no âmbito de Projectos INTERREG. Participámos igualmente no fornecimento de serviços à Comissão Europeia, em consórcio com empresas do espaço comunitário.

No caso dos projectos INTERREG a Mãe d´água assegurou perante os respectivos Chefes de Fila (Diputacion Foral de Alava para o ECOSAL-Atlantis e Universidade de Cadiz para o SAL) a coordenação nacional dos mesmos. Tendo a seu cargo o acompanhamento das acções da responsabilidade dos vários parceiros nacionais, e a sua integração nas chamadas acções transnacionais. Em qualquer destes projectos a Mãe d´água assessorou também as entidades promotoras / Chefes de Fila, participando ainda activamente nos órgãos de gestão internos de cada um dos projectos.

 

Projectos em destaque:

Projecto ECOSAL ATLANTIS – INTERREG IVB, para CM Aveiro, Universidade de Aveiro, CM Figueira da Foz, CM Rio Maior

Projecto SAL – INTERREG IIIB, para CM Aveiro, Universidade de Aveiro, CM Figueira da Foz, CM Leiria, CM Castro Marim

ALAS Project – ECOS Overture, para CM da Figueira da Foz

Technical support in relation to the assessment of complaints and infringement cases and Article 6 references in relation to EU Nature Conservation Legislation, para EU-Commission (com ECOLAS, NV., Bélgica & Ornis Consult, Dinamarca)