por Rui Rufino & Susana Reis
20 Novembro 2017

No âmbito de trabalhos de monitorização efectuados na Província de Malange, em Angola, a Mãe d’água colocou diversas câmaras digitais automáticas no terreno com o objectivo de capturar imagens de mamíferos que permitissem perceber que espécies ocorrem na área de estudo.

No primeiro ano foram colocadas apenas 4 câmaras em 4 locais diferentes e sempre durante períodos reduzidos. No segundo ano colocaram-se 30 câmaras em 3 zonas distintas sendo que numa delas as câmaras permaneceram apenas um dia e nas outras duas estiveram activas durante cerca de 9 dias.

Câmara fotográfica automática instalada para detecção da presença de mamíferos em Angola

Câmara fotográfica automática

No total obtiveram-se alguns milhares de imagens, muitas delas de mamíferos, algumas de aves e outras de répteis. Foi possível identificar 14 espécies diferentes de mamíferos, embora as imagens nem sempre nos facilitassem a identificação, pois por vezes referiam-se a animais capturados em movimento durante a noite podendo apenas ver-se uma parte do corpo.

A espécie mais frequente nas imagens foi o macaco-de-cara-preta (Chlorocebus cynosuros) espécie diurna relativamente comum na área de estudo. De entre os ungulados são de referir o hipopótamo Hippopotamus amphibius, a seixa Philantomba monticola e o golungo Tragelaphus scriptus.

Macaco-de-cara-preta em Malanje, Angola

Macaco-de-cara-preta (Chlorocebus cynosuros)

Hipopótamo em Malanje, Angola

Hipopótamo (Hippopotamus amphibius)

Golungo em Malange, Angola

Golungo (Tragelaphus scriptus)

De referir também o registo de um serval (Leptailurus serval), felino diurno que foi capturado por uma das câmaras instalado numa zona de bosque aberto queimado recentemente. No total foram identificadas as seguintes espécies para a área de estudo:

Primatas
Chlorocebus cynosuros Macaco-de-cara-preta
Otolemur crassicaudatus Gálago-grande

Lagomorfos
Lepus microtus Lebre-da-savana

Roedores
Hystrix africaeaustralis Porco-espinho
Cricetomys Cf. gambianus

Carnívoros
Genetta genetta Geneta-vulgar
Civettictis civetta Civeta
Felis silvestris Gato-bravo-comum
Leptailurus serval Serval

Tubulidentata
Orycteropus afer Gimbo

Ungulados
Hippopotamus amphibius Hipopótamo
Tragelaphus scriptus Golungo
Sylvicapra grimmia Bambi-comum
Philantomba monticola Seixa

A utilização de câmaras automáticas para a detecção de mamíferos em zonas remotas é uma ferramenta indispensável sobretudo quando o tempo disponível para os levantamentos é reduzido.  As imagens obtidas contribuem de forma decisiva para o conhecimento da fauna que frequenta as áreas a estudar.

Fim do dia em Malange

Área de estudo em Malange

Veja também o nosso artigo “Captura de aves em Angola