por Rui Rufino
2 Outubro 2017

Nos dias 11 e 12 de Setembro decorreu em Gent, Bélgica, a Conferência Final do Acção COST/ENRAM e a última reunião do Management Committee (MC) desta acção.

O movimento de animais e em especial as migrações é objecto de grande interesse científico e de grande curiosidade por parte do público em geral. O movimento de biliões de organismos através do espaço europeu traz grandes benefícios em termos de serviços dos ecossistemas, mas ao mesmo tempo, coloca diversos riscos, nomeadamente no que respeita ao tráfego aéreo, à dispersão de doenças e pragas. As migrações de aves, morcegos e especialmente de insectos são fortemente influenciadas pelas condições meteorológicas e a principal ferramenta disponível para o estudo destes movimentos a uma escala alargada é o radar. 

O objectivo principal desta Accão COST é desenvolver uma abordagem multidisciplinar criando uma rede de investigadores na área da biologia, meteorologia e engenharia que coordene os esforços existentes para a monitorização e predição de padrões de migração animal, estender estes esforços à escala continental e melhorar os produtos de radar para aplicações meteorológicas. Esta rede inclui participantes de 24 países com especialidades que incluem a ecologia, a biogeografia, a ornitologia, a entomologia, a meteorologia, a matemática e a engenharia.

A Mãe d’água esteve presente na reunião final do MC e na Conferência.

A reunião final do MC concluiu que a Acção COST atingiu com sucesso a generalidade dos seus objectivos. Na conferência foram apresentados alguns dos resultados alcançados, identificados problemas encontrados e sugeridas abordagens futuras. Está prevista a edição de uma publicação com os principais resultados deste projecto. Estima-se que esta publicação inclua 10 a 12 artigos.

A rede ENRAM continuará activa e procurará encontrar meios de financiamento para prosseguir os estudos desencadeados no âmbito desta acção COST.

 

Sala da Conferência Conferência final da Acção COST ENRAM (“European Network for the Radar surveillance of Animal Movement”) – ES 1305

Sugerimos a consulta do site da ENRAM para consulta desta e mais informação.